Quarto Montessoriano: Espaço para dormir, brincar e aprender

Confira nesta dica do Portal WebReforma como montar um ambiente perfeito dentro deste conceito que é mais do que uma decoração diferente pois traz elementos específicos para promover o desenvolvimento, a liberdade e a autonomia dos pequenos.

 

Você já ouviu falar sobre o conceito Montessori? Ele foi criado por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana no século XX, e nunca esteve tão atual. A proposta desse método é estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que se expressem e aprendam por meio da liberdade. Segundo a linha, os ambientes devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo – e tudo isso pode ser também aplicado na hora de montar o quartinho deles.

 

 

A proposta é fazer um quarto pensando no bebê e não nos adultos da casa. A criança tem que ficar livre, mas em um ambiente seguro. Ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior autonomia para as crianças – que podem deitar e levantar quando quiserem.

 

 

Os brinquedos devem ficar sempre à mão, em uma altura que a criança consiga pegar com facilidade. Em relação aos armários no ambiente montessoriano, tudo é muito organizado, então pode-se usar poucas coisas para organizar o quarto e deixar mais espaço para os pequenos curtirem livremente. Aliás, o quarto precisa de um espaço livre para que possa brincar a aprender.

 

   

 

Outra sugestão é colocar um espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver. O espelho é um elemento importante para reconhecimento facial, dos movimentos. É descobrimento puro para a criança. A dica é não ficar perto da cama, para que a criança não se estimulena hora de dormir. Além de tudo isso, barras na parede, para que ela possa começar a andar sozinha, sem ajuda dos pais.

 

   

 

A ideia principal é que os filhos explorem seu dormitório, para que cresçam livres e autoconfiantes. Além da criatividade, o quarto sai mais barato! Como tudo é minimalista, os objetos não são caros, em geral, com simples prateleiras e opções de brinquedos artesanais. Um encanto para os bebês!

 

      

      

Fotos: Reprodução

 

Gostou? Para te ajudar a criar este ambiente na sua casa, o Portal WebReforma reune profissionais e empresas qualificados. São marceneiros, arquitetos, designers de interiores, personal organizers, entre outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s