Novos usos para os contêiners

Modular inteligente, resistente e extremamente ecológica, a arquitetura em contêiner é a melhor expressão para o termo custo x benefício

Para muitas pessoas um contêiner não passa apenas de uma caixa de aço para transporte de cargas ou de um banheiro portátil usado em grandes eventos. Já para alguns arquitetos e pessoas mais ousadas, o seu uso pode ir muito além. Com um apelo sustentável e preços atraentes, os contêineres podem ser transformados em habitação. Empresas, lojas e escritórios também têm investido na utilização do produto.

Modernos e sustentáveis

Modular inteligente, resistente e extremamente ecológica, a arquitetura em contêiner é a melhor expressão para o termo custo x benefício. Construções com contêineres duram mais de 15 anos, exigindo menos mão-de-obra e trabalhos na fundação do que outros tipos de edificações. Outro ponto a seu favor é a agilidade na construção. Dependendo do projeto, leva-se entre 45 a 90 dias para ficar pronta.

No Brasil, aproveitar contêineres para a construção de casas ainda não é muito comum, no entanto a procura pelo material vem crescendo muito. O preço do container muda de acordo com seu tamanho e condições técnicas, variando entre R$ 6 mil a R$ 10 mil.

Cuidados

Todos os contêineres são fabricados obedecendo uma padronização. Feitos de estruturas de aço extremanente fortes, porém leves, já confeccionados para um perfeito encaixe, os contêineres podem ser facilmente realocados já montados, e, ainda, combinados com estruturas mais largas, simplificando o design, transporte e planejamento. Eles suportam até 12 unidades empilhadas, quando vazios.

Podem ser utilizadas nos contêineres tintas à base d´água, painéis solares, teto verde, entre outras aplicações de uma construção sustentável. Vale destacar que é necessário forrá-los com um isolante térmico. Hoje, no mercado de isolamentos, existem aqueles que não agridem a natureza e são feitos com materiais recicláveis, como o caso o Isosoft, feito de garrafa PET.

A reforma de um contêiner consiste, num âmbito geral, em fazer as adaptações de cortes de janelas e portas, instalações de molduras e travamentos internos para revestimento, pintura e esperas hidráulicas. Dentro desse processo, priorizando a qualidade do acabamento com mão-de-obra especializada e evitando possíveis contaminações futuras da chapa.

Assista esse Minuto WebReforma que preparamos para vocês com um super exemplo:

Como o uso de contêineres ainda não é amplamente utilizado nas estruturas residenciais, a obtenção de licenças para construção pode enfrentar problemas em algumas regiões.

Esta é mais uma dica do portal WebReforma com novidades da arquitetura ligadas à economia e sustentabilidade.

Acesse nosso Portal e encontre empresas e profissionais de Arquitetura, Decoração, Contêiner, Engenharia e muito mais.

Fotos: Reprodução Houzz

Confira algumas construções que fizerem muito bem uso dos contêineres:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s