Opções para um banho quentinho

Elétrico, a gás ou solar? Na hora de construir ou reformar surge a dúvida por qual aquecimento de água optar.

Em época de crise hídrica e elétrica, vem à tona a discussão sobre qual maneira de esquentar a água atinge menos o seu bolso. Ao projetar, construir ou reformar uma casa, o banho quente costuma gerar dúvidas. Qual é a melhor opção: elétrico, a gás ou solar?

Elétrico

O tipo mais comum de aquecimento de água no Brasil é o chuveiro elétrico, presente em mais de 73% dos lares brasileiros. Seu alto grau de difusão se justifica pela sua facilidade de instalação, operação e manutenção. O sistema é simples: a água quente é fornecida diretamente na mesma unidade onde será aquecida.

Segundo pesquisa realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), tomar banho com o tradicional chuveiro elétrico é o modo mais econômico.

Gás

Outro sistema que tem se difundido no país é o de aquecimento a gás. Essa tecnologia permite o aquecimento da água de forma mais estável, proporcionando maior conforto, porém em termos de economia ainda perde para o chuveiro elétrico.


Ao projetar, construir ou reformar uma casa, o banho quente costuma gerar dúvidas

O aquecimento a gás pode ser de passagem ou de acumulação. No primeiro, existe uma tubulação de água quente que distribui a água quente a partir do aquecedor até cada ponto de consumo. Já no de acumulação, um tanque isolado termicamente mantém a água a uma determinada temperatura, de onde é direcionada aos pontos de consumo. Com esse sistema de aquecimento o consumo da água pode ser imediato (conforme a regulagem) ou para consumo posterior. Existe ainda a possibilidade de união dos sistemas de passagem e acumulação. As empresas que executam esse tipo de instalação costumam chamar o sistema conjugado de “central térmica”, que consiste basicamente de um aquecedor de passagem ligado a uma bomba e a uma central de acumulação (com ou sem possibilidade de ligação elétrica).

Os sistemas a gás não gastam energia elétrica, mas muitos projetistas costumam deixar, por via das dúvidas, uma tomada pronta para chuveiro elétrico junto aos chuveiros, para o caso de pane ou manutenção no sistema à gás.

Solar

Apesar de nosso imenso potencial energético solar, o sistema termossolar emprega energia limpa, porém encontra restrições devido ao alto valor do equipamento e das regiões com pouca insolação. Quando instalado, precisa de um aquecimento auxiliar para garantir o conforto em dias chuvosos ou nublados. Mas vale destacar que o investimento para a compra e instalação desses equipamentos se paga em cerca de dois anos, graças a uma redução média de 30% na conta mensal de energia da residência.


Sistema de aquecimento solar

Escolher o melhor sistema de aquecimento de água para uma casa exige uma compreensão de como funciona cada uma das alternativas e suas vantagens. O melhor momento para começar a pensar na escolha do sistema de água quente para os banheiros é durante o projeto da obra. Isto porque envolve a montagem de encanamentos, localização da caixa d’água e do aquecedor central (caldeira), a escolha das torneiras e misturadores, sem falar do chuveiro e demais acessórios que entrarão em contato com a água.

Essa é mais uma dica do portal WebReforma para ajudar na sua reforma ou construção.

Acesse nosso portal e encontre empresas e profissionais de Manutenção e Serviços, Eletricistas, Maridos de Aluguel, Arquitetos, e muito mais.

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s