100 anos de Vilanova Artigas

João Batista Vilanova Artigas, uma das maiores referências da arquitetura brasileira do século 20, completaria 100 anos em 2015. E dedicamos um Minuto WebReforma à esse importante arquiteto e urbanista.

artigas-abre-927x564

Coincidência ou não, as três construções de Vilanova Artigas em Curitiba, sua cidade natal, estão relacionadas de alguma forma com a Medicina. Em julho de 1945, Artigas foi contratado para projetar e construir o edifício que abriga o Hospital São Lucas, no Juvevê. Neste projeto, utilizou de princípios modernistas, com rampas, pilotís (pilares cilíndricos), janelas em fita, terraços e jardins.

Hospital São Lucas - 1945 - VIlanova Artigas

A residência da Rua da Paz, de 1952, foi projetada para o médico João Luiz Bettega, amigo próximo do arquiteto mais premiado internacionalmente. Vinte e cinco anos depois, Artigas projetou a casa Edgard Niclewicz, uma de suas últimas obras. O projeto, de 620 m², foi executado entre 1978 e 1981 para sua sobrinha e o marido, o médico Edgard Nieclevicz. A casa tem grandes estruturas de concreto aparente fora e muita luz dentro, como o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, uma das suas obras mais importantes.

fau-usp-vilanova-artigas

Também é dele o projeto do Estádio do Morumbi, na capital paulista. Em 1953, Artigas venceu a concorrência para conceber o “maior estádio privado do mundo”. Sua estrutura aparente de concreto armado (feito com barras de aço) seguiu o conceito do brutalismo – sem ornamentos que a escondessem.

ESTADIO CÍCERO P DE TOLEDO 1

ESTADIO CÍCERO P DE TOLEDO 4

Quer saber mais sobre Artigas?

Então confira o filme Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz. O documentário lançado neste ano apresenta sua trajetória por meio de lembranças de familiares, amigos, alunos, imagens de arquivo e visitas a algumas de suas mais importantes obras, como o Edifício Louveira, em Higienópolis e a rodoviária de Jaú.

artigas

Ou assista o Minuto WebReforma Especial Vilanova Artigas. Acesse aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s