Chega de manchas no seu sofá

Muita calma nessa hora!

“Quem derramou café no meu sofá?” ou “Apareceu uma mancha de batom no estofado, e agora?!, circunstâncias como essas acontecem no móvel mais querido da casa. Por ser um local de grande circulação, é comum ocorrer algumas manchas no sofá. Mas como em quase tudo na vida tem solução, retirar as manchas deste móvel não será mais problema.

A primeira coisa a se fazer quando acontecer algum acidente no sofá, como cair vinho, café, refrigerante ou gordura e ainda riscos de caneta, é limpá-lo imediatamente. Isso irá facilitar a limpeza e remoção. Mas tome cuidado para não acabar manchando-o ainda mais. Confira algumas dicas de como tirar manchas mais comuns do estofado e não se preocupe mais em colocar aquela almofada para escondê-las:

Vinho e café: use um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado. Comece pela borda em direção ao centro, para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás ou tônica sobre a mancha para borbulhar e subir à superfície. Então, limpe novamente com o papel toalha, evitando esfregar. Repita se necessário. Outra opção é passar gelo sobre a mancha e ir enxugando.

Para retirar mancha de vinho, use um papel toalha para absorver o máximo possível do líquido derramado

Refrigerante: para retirar a mancha recomenda-se a aplicação de detergente líquido incolor e água.

Caneta: umedeça uma esponja no vinagre de álcool branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia. Outra opção é passar um pano molhado com demaquilante (removedor de maquiagem) sobre a mancha. No sofá de couro, ainda é possível retirar com a solução de uma colher de sopa de glicerina líquida e duas colheres de sopa de álcool.

Riscos de caneta também são bem comuns quando se tem crianças em casa

Gordura: para retirar manchas de gordura faça uma mistura de água e sabão neutro (1 copo de água morna por 1/4 de sabão de louça neutro), forme uma espuma e passe com uma esponja na mancha, deixe agir por 15 minutos, retire com um pano ou papel toalha, sempre de fora para dentro. Passe um pano seco e deixe secar.

No caso de manchas de gordura recentes, assim como de chocolate, use apenas água e detergente

Batom: nos casos do sofá de couro, essa mancha talvez não cause tanto problema assim. Use apenas um pano úmido com água, algumas gotas de vinagre branco e detergente. No caso do sofá de tecido, o procedimento é o mesmo, água e detergente, só que desta vez misture um pouco de álcool, espere alguns minutos e passe um outro pano apenas seco.

Cerveja: tirar manchas do sofá causadas por cerveja não causa tanto trabalho. Passe um algodão umedecido com álcool, ou água oxigenada. Espere alguns minutos e seque, seu sofá estará novinho em folha.

Chiclete: coloque uma pedra de gelo, até que o chiclete endureça, logo em seguida retire com cuidado e passe um pano úmido com detergente neutro.

Chocolate: no caso de manchas recentes, use apenas água e detergente. Nas mais antigas, passe levemente com cuidado um pano úmido com tetracloreto de carbono. Em seguida, apenas com um pano umedecido na água, repita essa sequência, até que a mancha seja removida. Lembre-se que o movimento nunca pode ser circular ou em diagonal. Acompanhe sempre o sentido do tecido.

Esmalte de unha: esse causa um verdadeiro estrago, por ser um produto químico. Depois de seco então, pior ainda, o recomendado é jamais fazer as unhas no sofá ou ao menos proteja com uma toalha. Passe um algodão com acetona suavemente sobre a mancha, e em seguida passe água oxigenada fraca. Por último, água morna e sabão neutro.

Por serem químicos, os esmaltes de unha fazem o maior estrago no sofá

Ketchup ou molho de tomate: deixe a área da mancha úmida apenas com água, e coloque um pouco de amido de milho por cima (maizena). Espere dois ou três minutos, retire com aspirador de pó e em seguida passe um pano com água e sabão neutro. Seque com papel toalha e repita o procedimento.

Essas foram algumas dicas do portal WebReforma para retirar manchas em sofás. Mas lembramos que tudo vai depender do tipo de material. A forma mais garantida é contratar uma empresa especializada, vale a pena o investimento.

Acesse nosso portal e encontre empresas e profissionais de Decoração, Personal Organizer, Impermeabilização de sofás e muito mais.

4 comentários sobre “Chega de manchas no seu sofá

    • Olá, imediatamente após descobrir que ele fez o xixi coloque papel absorvente em cima, até retirar o excesso de xixi. NÃO APERTE, para o xixi não entrar para dentro.

      Cubra a mancha com bicarbonato de sódio, ele vai absorver o odor e amenizar a mancha. Depois de 30 minutos escove com escova macia ou escova de dente.

      Se a mancha não sair por completo, faça uma pastinha

      · 01 colher sopa bicarbonato
      · ½ colher de chá de água
      · Deixe em cima da mancha. Depois de 20 minutos esfregue com escova macia.

      Obrigado ;^)

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s