Produtos de beleza também tem prazo de validade.

É comum checarmos a data de validade quando vamos comprar alimentos, afinal ninguém quer consumir algo vencido. E porque não temos esse mesmo cuidado com os cosméticos?

Aqui no Brasil, há uma lei do Ministério da Saúde criada no início da década de 90, a qual estabelece que todo e qualquer produto comercializado deve conter a composição, modo de conservação e data de validade. Pois é, shampoo, batom e creme também expiram, mas a gente nunca repara nestas datas, simplesmente vai usando o que está em cima da pia, no armário ou na bolsa.

Para quem é fã de maquiagem, sempre tem aquele batom, sombra ou lápis de olho que são seu xodó e, por mais velhos que estejam, são usados até acabar. Muito cuidado: assim como todo cosmético, eles também apresentam riscos à saúde se forem utilizados de maneira inadequada.

Algumas não se dão conta que a maquiagem venceu, outras acham que não há problema. Mas o uso de maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e pode ocasionar alergias, irritações, dermatites, contaminação ou infecções por bactérias, principalmente na área dos olhos. Batons e lápis para os lábios, por exemplo, podem causar alergias e ressecamento.

A validade da maquiagem varia de acordo com as condições de armazenamento.

  • O banheiro é o pior lugar para guardar cosméticos. O calor, o vapor e a ventilação escassa contribuem para a proliferação de bactérias e ainda alteram a composição do cosmético. Guarde-as em um lugar arejado, longe do calor ou da umidade. Coloque em uma caixa ou frasqueira no closet ou armário, e leve para o banheiro quando for maquiar-se.
  • O método de aplicação também influencia na duração da maquiagem. Sempre mantenha seus pincéis e esponjas limpos e higienizados. Lave seus pincéis no mínimo 1 vez por mês. Use shampoo neutro e água morna e seque-os com secador de cabelo. Muitas vezes são os aplicadores que contaminam a maquiagem.
  • Sempre que for aplicar maquiagem em uma espinha ou cravo, use cotonete, principalmente o corretivo. Evite usar pincel ou a esponjinha, que podem ficar contaminados espalhando bactérias para o resto do rosto. (O corretivo exige atenção especial, por ser usado para esconder espinhas, ele fica contaminado por bactérias, que voltam para o rosto quando o produto é usado).
  • Vale lembrar que o rímel e os cosméticos que tem proximidade com mucosas ou olhos são geralmente os mais perigosos e os campeões das queixas nos dermatologistas.
  • Antes de comprar um produto, verifique a validade. As vezes as promoções nos enganam e acabamos comprando produtos quase vencidos.
  • Cole as datas de validade para poder conferir periodicamente.

Com o tempo, o produto vai mudando de cor, cheiro e textura. Se você notar qualquer alteração (por menor que seja), verifique a validade. Essas alterações são sinal de que a matéria prima está estragando.

E como identificar essas alterações?

Batons: eles mudam de textura (podem endurecer ou amolecer), ficam com gosto diferente e cheiro ruim. A cor também pode ficar levemente alterada.

Delineadores: eles ressecam e ficam difíceis de passar.

Máscara para cílios: resseca e fica em grumos (pequenos grãos).

Lápis de olho e lábios: o lápis fica bem seco, difícil de passar, e perde o poder de pigmentação.

Sombras, Pó compacto, e Blush: eles podem craquelar, ficar rançoso e perder o aroma, mas não é uma regra. O truque é anotar a validade em um pedacinho de papel e grudar na base do produto, caso você não queira guardar a caixa.

Base, Corretivo, Primers: eles ficam com as fases (água e óleo) separadas e mudam de cor e de cheiro. Os produtos mais líquidos também podem formar pequenos grânulos. E atenção dobrada aos que têm fator de proteção solar, que é completamente perdido após o vencimento!

Não se engane achando que se você comprar um MEGA pote de maquiagem você estará economizando. Dê preferência para embalagens menores que você sabe que vai conseguir utilizar antes de passar a validade.Agora aproveite e faça um detox nas suas maquiagens, verifique uma por uma. Vale a pena dedicar um tempinho para fazer uma triagem do que ainda pode ser usado e o que deve ser jogado fora!

Fique sempre de olho na validade e evite problemas para a sua saúde!!!

Fotos: Reprodução
Esta é mais uma dica do portal WebReforma para deixar você em dia com seu bem estar.

Artigo da nossa colaboradora e personal organizer Claudia Petinelli.Facebook Claudia Petinelli

Instagram Claudia Petinelli

Visite nossa página de Personal Organizer

Visite nossa página de dicas para O Lar

Acesse nosso Portal e encontre empresas e profissionais qualificados, produtos e serviços para sua reforma, construção ou decoração.

Um comentário sobre “Produtos de beleza também tem prazo de validade.

  1. Pingback: Produtos de beleza também tem prazo de validade. | Mude Seu Estilo de Viver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s