Adeus mofo

O aparecimento de manchas de mofo na roupa pode ser resultado de vários fatores, entre eles a umidade do armário ou das paredes de nossa casa. As roupas de algodão e outros materiais orgânicos são uma fonte de alimentação perfeita para o aparecimento delas. E como tirar essa sujeira toda?

O tempo de permanência da macha de mofo e bolor no tecido é que vai determinar se ela poderá ser eliminada ou não. Manchas recentes, que apareceram há algumas semanas, podem ser retiradas de forma simples. E é possível mensurar o tempo das manchas pela cor. As com tons violetas, pretos e esverdeados são as mais antigas e que estão impregnadas no tecido. Para não estragar o tecido, com possíveis repetidas operações de retirada do mofo, a dica, nesses casos, é optar pelo tingimento da peça de roupa. 

Já as manchas recentes podem ser removidas na lavagem da roupa, acrescentando alvejantes com ou sem cloro. O vinagre é outro produto muito eficaz para eliminá-las. Além disso, é um forte remédio contra o mau cheiro produzido pelo mofo. Para manchas pequenas misture-o com bicarbonato de sódio e estenda sobre a mancha. Outra opção é misturar o suco de limão com um pouco de sal até formar uma massa e aplicar a solução sobre a mancha. Deixe secar e absorva as esporas de mofo. Depois, lave a roupa como normalmente. Para tecidos como o algodão ou o poliéster este é um remédio muito eficaz, mas com fibras mais delicadas pode danificar a roupa.

O vinagre é muito eficaz na eliminação de manchas de mofo O bicarbonato de sódio é um poderoso aliado na retirada de manchas de mofo

Couro e sapatos

Para tirar manchas de mofo em roupa de couro primeiro esfregue a mancha com uma escova de cerdas suaves. Depois, deixe a roupa em um lugar onde penetre sol para secar. Em seguida, pode tirar a mancha de mofo com sabão bactericida e água ou com álcool. Para tirar manchas de mofo do couro com álcool, acrescente partes iguais de álcool desnaturalizado e água em um recipiente e mergulhe um pano. Esfregue suavemente a mancha com o pano molhado e deixe secar a roupa de couro. O aparecimento de manchas de mofo nos sapatos de couro também é muito frequente. Para combatê-las, misture vinagre e água em partes iguais. Umedeça um pano com a solução e esfregue suavemente as manchas de mofo. Para os sapatos de camurça o ideal é utilizar um produto especial para esse tipo de couro e seguir as instruções do produto.

As manchas de mofo na roupa são muito prejudiciais, não só para suas roupas mas também para você. Podem causar erupções na sua pele, espirros e outros sintomas de alergia. É importante o controle a umidade de sua casa para evitar o aparecimento delas! Uma dica prática é distribuir trouxinhas com cinco unidades de giz em cada uma, nas gavetas e repartições do guarda-roupa.

Dica prática para evitar o mofo: Compre 1 metro de filó, corte em triângulos. Compre também aqueles arames emborrachados e faça umas trouxinhas com cinco unidades de giz em cada uma. Espalhe-as por todas as gavetas e repartições do guarda-roupa.

Veja mais no nosso Portal Clique Aqui

3 comentários sobre “Adeus mofo

  1. Pingback: Adeus mofo | Balaio de Tecnologia & Variedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s