Acessibilidade

Ambientes adaptados são fundamentais para quem utiliza cadeira de rodas

A acessibilidade é um fator importante nos projetos residenciais.  E especial, quando os habitantes são pessoas que usam cadeira de rodas, as casas devem ser adaptadas. Elas devem se locomover e fazer suas atividades diárias com independência e segurança. 

O ideal é que os espaços fiquem o mais livre possível. Para isso, as portas devem ter no mínimo 80 cm de vão, e a largura para a passagem de uma cadeira de roda, em linha reta, é de no mínimo 0,90m.

Em sobrados, substitua as escadas por rampas, plataformas elevatórias ou elevadores. Quando houver pequenos desníveis, prefira as rampas, e para os grandes, utilize elevadores. E não se esqueça de instalar corrimãos em escadas, rampas e varandas, em ambientes internos ou externos.

O banheiro é a área mais importante. Seu dimensionamento mínimo deve prever um giro completo de 360º, ou seja, internamente deve-se projetar um círculo de 1,50m de diâmetro. Barras de apoio devem ser instaladas para uso do chuveiro, vaso sanitário e da pia. Além disso, as portas dos boxes devem ter no mínimo 80 cm de largura, mas, se for possível, não as utilize.

Acesse o Portal WebReforma e encontre profissionais que podem te ajudar a adaptar esse espaço.

Um comentário sobre “Acessibilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s